POA CIA de DançaPOA CIA de Dança

João Butoh

Ator, bailarino, coreógrafo, figurinista, cenógrafo, diretor, professor, maitre de Butoh, jornalista. Bacharel em Jornalismo pela UNAERP, Licenciado em História pela UNESP e Licenciado em Educação Física pela UNESP.

Desde 1972, trilha sua forma de expressão na linha do teatro de dança. Tem formação eclética, visando seu aprimoramento artístico, procura atingir outras áreas das artes. Teve como professores nomes expressivos nacionais e internacionais.

Desenvolve trabalho de pesquisa fundamentado no Butoh, iniciado em 1983 (dança pós-moderna japonesa criada na década de 60, por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata). Foi convidado a integrar oficialmente a agenda da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento no Rio de Janeiro – a ECO 92. Participou na Alemanha do 1. Uni Modern Dance Festival em Kaiserslautern, onde foi apontado como o destaque do festival. Coreografou e produziu para o Teatro “Bühne Unterm Dach” de Kaiserslautern – Alemanha “Meine Gehaimne Box” – espetáculo inédito sob encomenda.

Participou do 2. Internationales Solo-Tanz-Theater Festival em Augsburg, foi premiado com o prêmio de Melhor Figurino/Melhor Cenário e pelo júri popular como o melhor Espetáculo da noite no dia de sua apresentação. Dirigiu e coreografou em butoh “A Tempestade” de William Shakespeare em co-produção para o 12º Festival de Teatro de Curitiba-PR.

Realizou inúmeras residências artísticas na Alemanha, Áustria, França, Holanda, Portugal e Argentina.

Participou de inúmeros eventos de artes cênicas no Brasil e exterior, entres os mais importantes estão: San Francisco Butoh Festival em São Francisco nos Estados Unidos, do 2º Fest-dança de Curitiba-PR, Newtown Neworks Cultural Festival em Sydney – Austrália, da Virada Cultural no Vale do Anhangabaú em São Paulo, Noites de Dança no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo, Quartas no Teatro no Teatro da Dança-Teatro Itália em São Paulo, ABCDança em Diadema – SP, 15º Passo de Arte em Indaiatuba-SP, VI Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua Paraty – RJ, de várias edições do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente – SP, Iguatemi Moving 2007, do 6to ao 8to Encuentro De Teatro En El Corazón Del Mercosur in Paso de los Libres-Corrientes-Argentina, 2º Festival Internacional de Teatro Popular – FINTEPO 2005 in Tláhuac-México-DF, XXXI Festival Internacional Cervantino in Guanajuato-México, do 3. e do 5. Internationale Aids-Tanzgala em Regensburg – Alemanha, do Moving 2006 no Teatro do Shopping Frei Caneca em São Paulo, participou da programação de dança contemporânea do Centro Cultural da CPFL em Campinas-SP, da 6º Mostra Corumbá-Santuário Ecológico da Dança em Corumbá-MS, da III Semana do Teatro no Maranhão em São Luís – MA, do Primer Encuentro Internacional de Teatro de la Triple Frontera Monte Caseros – Corrientes – Argentina, do XXV Festival Nacional de Dança do Conselho Brasileiro de Dança no Rio de Janeiro-RJ, do IV Passo de Arte Minas em Belo Horizonte-MG, do II Passo de Arte Norte e Nordeste em Fortaleza-CE, do IV Festival Internacional de la Integración y el Reconocimiento – Formosa 2008 – Argentina, 1º Festival Internacional de Teatro – Galatea Resistencia – Chaco – Argentina,apresentou-se no Teatro de La Ciudad em Corrientes – Argentina, do Gran Gran Fiesta/Queen Elisabeth Hall – Londres, no Camden Green Fair/Camden Garden Free – Londres, no The Rising Sun Institute/Reading e no Bracknell Festival/Bracknell – Inglaterra, Festival de Dança de Joinville – SC, Mostra de Danças de Diadema – SP, de várias edições do Festival de Teatro de Curitiba-PR, do Universidade em Cena da USP em São Paulo-SP, do Newtown Neworks Cultural Festival em Sydney na Austrália, do 2º Fest-dança de Curitiba-PR, Panorama SESI de Dança 2004 em São Paulo, etc.

Considerado o maior expoente da dança butoh latino americana e um dos grandes nomes do Butoh mundial, já recebeu dezenas de prêmios como coreógrafo, figurinista, cenógrafo, diretor e bailarino e realiza anualmente inúmeras turnês pelo país e exterior. Membro do International Dance Council – CID da Unesco, foi jurado e ministrou workshops em vários festivais de teatro e dança no Brasil e exterior, é Jornalista profissional colaborador do Jornal Dança Brasil desde 1991, dirige o Delirivm Teatro de Dança e a Ogawa Butoh Center – a Cia de Butoh há 25 anos e a Instituição, onde realiza anualmente o Butoh Inside Movement Series e ensina a técnica Aiar Butoh.

Em 2010 criou para a PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA o espetáculo AS ÚNICAS COISAS SÃO AS NUVENS que só veio a estrear em 2015.

 

Crédito da fotografia: Boaz Zippor