Dança de Rua, a Origem - Celso Francisco
A Dança de Rua é muito praticada em todo o mundo, mas você já parou para pensar como tudo começou?
A Dança de Rua não surgiu de modo isolado, ela teve seu início difuso em várias localidades, nos guetos e subúrbios dos Estados Unidos, principalmente nas Block Parties, criadas por um jamaicano chamado Kool Herc. Block Parties eram um tipo de festa popular, semelhantes aos nossos blocos carnavalescos, que ao invés de bandas ao vivo utilizava aparelhos de som. Nelas, as pessoas dançavam com seu estilo próprio misturando a vontade vários tipos de dança. Duas formas de dança, especificamente, estavam sempre presentes, o sapateado americano e as danças de raiz africana. Nesta mistura também aparecia uma forte influência da música e da dança de James Brown & The Famous Flames.
Don Campbell, um dançarino do Missouri, em 1970, canaliza essa diversidade de estilos e forma The Lockers, um grupo de dança com um estilo próprio, mas que também carregava a influência de James Brown. Coube a Sam Solomon, por volta dos anos 1975/76, depois de ver o grupo The Lockers dançando no programa de televisão Soul Train, a inspiração para conceber um novo e próprio estilo de dança. Ele criou um conjunto de passos que evoluíram nos estilos conhecidos ainda hoje como Popping e Boogaloo. Em 1977, fundou o famoso Electronic Boogaloo Lockers, um grupo de dança de rua que ficaria conhecido depois como Electric Boogaloo.
Entre 1968 e 1970 em Nova York, inspirados pela violência das gangues, os dançarinos Rubberband e Apache criaram uma série de movimentos que simulavam uma briga e estes foram incorporados na forma de dançar nas Block Parties que aconteciam no Brooklyn. Outros passaram a adotar os passos e acrescentar novos. Nascia assim o Uprock ou Brooklyn Rock, uma dança competitiva onde dois dançarinos ou grupos ficam em lados opostos de uma linha, sem poder ultrapassá-la, nem se tocar, executando um duelo de passos para vencer o adversário.
Impossível falar em Dança de Rua sem lembrar de Afrika Bambataa, pseudônimo de Kevin Donovan, DJ estadunidense e líder da Zulu Nation. Além de ter inovado os paradigmas do electro, ele também é conhecido como o padrinho ou pai do Hip Hop. Foi o primeiro a utilizar este termo, dando suas bases técnica e artística, e formou assim uma nova cultura que se expandiu nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque congregando DJs, MCs, Writers (grafiteiros), B.boys e B.Girls (dançarinos de Breaking).
Em 1975, surge o Shalamar, um grupo musical que atuou principalmente nas década de 1970 e 1980. A banda, um trio, foi criada e produzida por Dick Griffey e Don Cornelius e se tornou um ícone de moda e tendências. O terceiro membro, Jeffrey Daniel, que se juntou a dupla Jody Watley e Howard Hewett, viria a tornar grupo ainda mais influente. Este dançarino californiano reviveu o passo backslide, usando-o em uma de suas performances no famoso programa da BBC, Top of the Pops, no fim da década de 1970. Criado na verdade pelo sapateador Bill Bailey e exibido no filme Cabin in the Sky (1943), este passo foi adotado como uma das marcas registradas do astro Michael Jackson que o rebatizou de Moonwalk, imortalizando-o como um movimento da Dança de Rua.
Celso Francisco