DANÇA URBANA
A Dança de Rua é composta por quatro estilos básicos: locking, b boy, freestyle e o popping.
O Locking criado por Don Campbell, um dançarino do Missouri, em 1970 é caracterizado principalmente pelo travamento do corpo ao final de uma sequência de movimentos.
O B Boy estilo mais popular da Dança de Rua foi difundido pela Rock Steady Crew. Grupo nova-iorquino fundado em 1977 por Jo Jo e Jimmy D. que acrescentaram aos passos do Brockyn Rock movimentos como Footwork, o Giro sobre a Cabeça e outros chamados Power Moovies.
O Freestyle surgido em filmes e vídeo clipes do inicio do anos de 1980 é mais comumente visto nas escolas de dança, grupos independentes e academias, que usam a Dança de Rua como atividade física. Sua principal característica é a mescla de todos os estilos e a utilização de elementos coreográficos de fora da Dança de Rua.
O Popping teve seus passos básicos criados por Boogaloo Sam, mas foi desenvolvido por seu irmão Popin’ Pete no final dos anos 1970, sendo facilmente reconhecido por produzir ilusões como flutuações, ondas que percorrem o corpo e movimentos robóticos.
Este último estilo será nossa principal ferramenta de trabalho no FÉRIAS EM MOVIMENTO 2017, pois oferece infinitas possibilidades de intervenção no corpo e atitude de seus praticantes, devido ao seu caráter completamente sensorial sendo assim um convite ao autoconhecimento. O incrível vídeo acima, Trending Friendly de MarQuese Scott, é um bom exemplo deste estilo tão inspirador.
O Poppin’ estimula a consciência corporal devido a abrangente mobilidade articular de seus passos e da mímica levando a um controle das ações do seu próprio corpo, a criatividade e a propriocepção, além de ser uma maneira divertida de explorar a variedade de ilusões que podemos produzir.
Celso Francisco