BIOSTRETCH 2
Nosso corpo é como uma criança, gosta da segurança que uma rotina de cuidados promove. Assim, pode soltar-se mantendo a espontaneidade, a leveza, a fluidez.
No Biostretch, de forma suave e proposital, trazemos nossa atenção para pequenos e simples movimentos do corpo. Sistematicamente, através da repetição com consciência criamos uma disciplina que o corpo entende como apropriada porque aos poucos promove um estado de presença e isto, de maneira inevitável, proporciona imenso prazer.
Desta forma, sem esforço e sem dor, permitimos que nosso sistema espontaneamente aprenda o que é melhor para ele, encontrando novas formas de se mover mais relaxadas e eficientes.
Aos poucos, se mantemos a prática sistemática dos exercícios, vamos naturalmente alargando nossa consciência para como nos movemos em nosso dia a dia. Aquelas ações que reproduzimos todos os dias, grande parte de forma automática, vão começar a chamar nossa atenção: como sentamos, caminhamos, dirigimos, cozinhamos, paramos na frente do computador e tantas outras ações que repetimos em nosso cotidiano.
Não existe mágica, a consciência corporal não pode ser dada, tem que ser auto desenvolvida. Criar todos os dias um momento onde nos dedicamos totalmente ao cuidado de nosso corpo despertando nossa consciência é cultivar uma nova forma de se relacionar consigo, menos utilitária, mais amorosa e de respeito à vida.
Segue abaixo uma segunda sessão de Biostretch, desta vez com exercícios na posição sentada. Você agora tem a chance de criar sua própria rotina, fazendo as duas sessões que disponibilizamos (veja post anterior: Biostretch) em sequência ou alternando as sessões diariamente.
E não deixe de visitar Biostretch – bases , onde você pode ir um pouco mais fundo, conhecendo os princípios e aplicando na prática os movimentos.
O mais importante é praticar porque sua experiência é única e intransferível e quem melhor do que você pode saber o que é melhor para seu corpo?
∗ Bailarina e diretora da Porto Alegre Cia de Dança, criadora do Biostretch.