POA CIA de DançaPOA CIA de Dança

by PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA

BIOSTRETCH 1

O Biostretch é um sistema de trabalho corporal, que surgiu do encontro de minha longa experiência em dança com diferentes métodos de Educação Somática. Em 1997, após anos de formação e prática como bailarina clássica, tive, como bolsista  da CAPES, a oportunidade de fazer uma especialização em dança moderna em New York. Um ano morando lá me possibilitou, além dos estudos em dança, a aproximação com transformadoras práticas de consciência corporal, abrindo o caminho para o surgimento desta inovadora forma de trabalhar o corpo, que chamo de Biostretch.

Tendo começado minhas práticas ainda na infância, na escola de ballet, desenvolvendo o condicionamento muscular através do esforço conectado à disciplina, seria de se esperar que o conhecimento de meu corpo fosse pleno. De fato, o desenvolvimento físico e de aptidões específicas, que são o foco do trabalho na formação do bailarino clássico, promovem uma ciência do movimento e uma ampliação da percepção corporal, no mínimo, extraordinárias. Mas, em um certo momento da minha trajetória, uma lesão me obrigou a repensar minha relação com o corpo e a buscar novas possibilidades, até para poder seguir trabalhando.

Encontrei a Educação Somática com suas diferentes técnicas. Sistemas de trabalho que priorizam não o simples fazer e repetir movimentos, mas incitam a percepção e consequentemente a reflexão sobre como nos movemos e nos posicionamos no mundo. São práticas totalmente baseadas em experimentar e descobrir como nosso corpo funciona e que exigem que  estejamos atentos e presentes e ao mesmo tempo, relaxados e receptivos. Assim, comecei a explorar novas dimensões de trabalho corporal que abordam também o fabuloso funcionamento de nosso sistema nervoso. Este, que forma uma complexa rede de comunicação no organismo e faz circular sinais entre as partes, coordenando suas ações voluntárias e involuntárias.

Ainda além, comecei a questionar como minhas experiências  e meu conhecimento poderiam ser compartilhados com pessoas que não são bailarinos, não são atletas, pessoas comuns que desejam ou necessitam trabalhar seu corpo. Pessoas que  buscam diminuir tensões e dores musculares, melhorar sua postura, tornar sua musculatura mais resistente e maleável, prevenir lesões por esforços repetitivos, enfim que buscam simplesmente uma melhor qualidade de vida. Este foi o começo de uma nova jornada, uma viagem extraordinária que ainda sigo, me aprofundando em práticas de auto conhecimento, mergulhando na meditação e em técnicas de auto investigação e relaxamento.

O Biostretch integra todas estas maravilhosas ferramentas. São desenvolvidos exercícios de execução muito simples e nem por isso menos poderosos, que portanto, podem ser praticados por pessoas de todas as idades e com qualquer condição física.  A ilusória simplicidade esconde um trabalho complexo e profundo, onde você irá reaprender seus movimentos e posturas, ficando consciente de seus hábitos e assim,  naturalmente, permitindo que seu corpo encontre novas formas de se mover, mais eficientes e prazerosas.  Através de uma prática corporal onde o imprescindível é respeitar e entender o corpo como um sistema inteligente e integral, surge uma nova forma de trabalhar, totalmente conectada ao desenvolvimento de uma cada vez mais intensa consciência corporal.

Sessões de Biostretch, em grupo e individuais, têm acontecido periodicamente, transformando a vida de pessoas que acabam se apaixonando por descobrir novas possibilidades em seu corpo e que decidem assumir a responsabilidade por seu bem estar.  Aos poucos, surge a clareza de que ninguém pode conhecer seu corpo melhor do que você mesmo e que este poder não deve ser entregue a nenhuma outra pessoa.

No Biostretch estamos cultivando a inteligência corporal inata que todos temos, mas também questionando como nos relacionamos com  nosso corpo. Isto significa ficar mais consciente também das ideias, imagens e julgamentos que temos em relação a nós mesmos, um processo revelador que nos leva inevitavelmente a contemplar nosso corpo de forma mais gentil  e amorosa.

As sessões de Biostretch proporcionam um aprendizado instigante, prazeroso e transformador porque surge baseado em sua própria capacidade de entendimento do funcionamento de seu corpo através da experiência única e intransferível do auto conhecimento.

Disponibilizamos uma playlist com vídeos para você conhecer um pouco e praticar Biostretch em casa, permitindo aflorar a curiosidade sobre seu próprio corpo: clique aqui para ver a playlist.

Você pode também conhecer os príncípios do Biostretch e começar a entender como aplicar este aprendizado em seu dia a dia: Biostretch – bases teóricas

Siga lendo mais sobre Biostretch aqui.

Tânia Baumann

∗ Bailarina e diretora da Porto Alegre Cia de Dança, criadora do Biostretch.

 

poaciadanca
About poaciadanca
Biostretch