POA CIA de DançaPOA CIA de Dança

by PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA

DANÇA NO JARDIM

Caros amigos de Porto Alegre,

Estamos chegando ao fim da estação aqui na Alemanha. É esse o momento em que a maioria das pessoas sai para as férias, mas claro que para um freelancer pode ser ao contrário. Como coreógrafo e bailarino muitas vezes estou ocupado nos meses de verão. No período de férias há mais espaços para ensaiar e também há mais chances de eventos especiais acontecerem.

Eu tenho feito diversas produções de dança ao ar livre. A idéia de fazer algo ao ar livre tem sido quase sempre a partir de encomendas. Pode ser uma alternativa interessante para os teatros e pede um tipo diferente de fantasia, dependendo do espaço ou situação envolvida. Já me aconteceu diversas vezes da chuva cair torrencialmente durante um espetáculo e em uma noite memorável em que estávamos dançando “Macbeth” nos terrenos de um castelo em Mülheim an der Ruhr, começou a cair uma chuva que acrescentou um perfeito realismo para o drama do escocês, algo inesquecível! Na verdade, a chuva é um problema bastante complicado, porque hoje o tempo é tão imprevisível que até alguns grandes festivais podem sofrer as conseqüências.

Atualmente, estou ocupado organizando um evento que terá lugar no dia primeiro de Agosto, em Schloß Brühl, na cidade de Bonn. Será uma peça de 30 minutos, apresentada duas vezes em uma tarde, em um enorme jardim barroco em frente a um castelo – Schloß Brühl. Os interpretes são três bailarinos do meu grupo regular, um cantor tenor e um guitarrista. É um evento encomendado dentro de um projeto maior, que aconteceu durante os últimos meses. Espetáculos de teatro, música e dança em lugares exóticos em torno da mesma área, em Bonn.

O tema que fomos convidados a explorar é o AR e eu fui à procura de idéias através dos movimentos dos bailarinos, da cantora que vai cantar canções italianas e dos figurinos. O figurino desta vez é feito completamente de garrafas de plástico. O que não é novidade para vocês em Porto Alegre; e tampas de garrafas de plástico colorido. É um claro contraste com o cenário barroco e de alguma forma parece elegante e bizarro ao mesmo tempo. Como o jardim é completamente simétrico, vou brincar com a proposta em coreografias simples que serão apresentadas.

O jardim vai estar aberto normalmente para o público e a nossa apresentação irá acontecer em 8 diferentes locais. A Companhia vai se deslocar de um lugar para o outro entre as músicas e se tudo der certo, seremos seguidos pela platéia! Haverá também alguns participantes extras, fazendo uma ação com balões e colocando-os em determinadas áreas em torno do jardim. Estou curioso para ver como tudo vai funcionar. Temos duas semanas para juntar todas as idéias e não estou certo se o cantor terá um microfone ou não. Mas sua voz é extremamente alta e de toda forma ele será ouvido;  a idéia é fazer algo mais simples e íntimo com o público em volta. O espaço é tão grande que um evento de porte realmente exigiria muito mais bailarinos e produção.

Eu estou feliz em lhes contar outras noticias, a Folkwang School em Essen acabou de encerrar sua audição nacional anual para o próximo semestre e dois estudantes dos meus cursos em Werkstatt, Magdalena e Jan, foram aceitos e irão começar em setembro. Foi um prazer acompanhar seu desenvolvimento nos dois nos últimos meses e eu lhes desejo muita sorte nos estudos.

Isso me lembra que já faz um tempo desde que nós tivemos aulas junto com Tânia em Porto Alegre. Eu sinto falta de ministrar classes para a Companhia e espero voltar para nossos pliés e tendus logo que possível!

Com amor, Mark

∗ imagem: Schloß Brühl, na cidade de Bonn

 

poaciadanca
About poaciadanca
Connections – carta VII