POA CIA de DançaPOA CIA de Dança

by PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA

ENTREVISTA

A bailarina e professora Tânia Baumann, que está à frente da Porto Alegre Cia de Dança, depois de se dedicar muito tempo as aulas de balé e dança moderna, passa a oferecer também na Capital o grupo de Respiração e Alongamento: Movimento Consciente. Os encontros são semanais e você pode ter mais informações sobre horários e valores pela página: http://escolaportoalegreciadedanca.blogspot.com.br/

Ela conversou com o portal Negócio Feminino sobre estes dois aspectos muito importantes para o bem-estar e saúde física e mental de nosso organismo, a respiração e o alongamento.

Negócio Feminino – O que é movimento consciente?

Tânia Baumann – Chamo de movimento consciente uma forma de mover-se onde a atenção está focada, sobretudo, em “como” estamos fazendo e não somente naquilo que estamos fazendo. Ou seja, não faz diferença se é algo simples, rápido, difícil ou lento, o que importa é estar presente a ponto de perceber que somos aquele que faz o movimento e ao mesmo tempo aquele que observa o corpo fazer.

NF – Por que esta consciência corporal é importante e qual o reflexo no nosso dia a dia nesse processo.

TB – Em nosso dia a dia, principalmente na cidade, somos agitados e repletos de compromissos. Estímulos de todos os lados clamam por nossa atenção. Em meio a esse ritmo alucinante no qual vivemos e como nosso corpo é muito inteligente e sabe como mover-se, temos a tendência a colocá-lo no “modo automático”. Seguimos assim, inconscientes e sobrecarregados, até que uma dor ou tensão muscular no corpo nos obrigue a olhar para ele.

Nas aulas teremos a oportunidade de, através de exercícios simples, focar totalmente nossa atenção nos movimentos do nosso corpo.  Para isso, o relaxamento dos músculos e tensões será fortemente trabalhado. Vamos também questionar, de forma prática, qualquer ideia pré-concebida sobre a forma que nos movemos.  Isso trará reflexo imediato para o dia a dia porque inclui trazer consciência à postura, à forma de caminhar, de sentar, de manipular objetos, enfim, como nos relacionamos fisicamente com o mundo.

NF – As aulas são indicadas para todas as idades?

TB – As aulas são acessíveis e indicadas para pessoas de qualquer idade.  O trabalho de buscar consciência ao mover-se não exige pré-requisito, basta o desejo e a disposição de aprofundar-se no autoconhecimento. E para isso, nada melhor do que começar pelo corpo. Temos uma turma especial para maiores de 60 anos, mas não se trata somente da idade, também é para pessoas que têm problemas de mobilidade ocasionada por lesões, por exemplo.

NF – Esta consciência do movimento é o que vocês já trabalham com os alunos de dança? Estes exercícios foram adaptados para quem não é bailarino?

TB – Sim, na dança a consciência do movimento é trabalhada desde o início da formação do estudante. É essencial para o bailarino saber detalhadamente o que faz e como faz, de modo a poder criar, repetir  ou modificar sequências complexas de movimentos sempre que necessário. O que faremos neste curso, focado em pessoas comuns, é trabalhar pressupostos básicos para um mover-se saudável. Utilizaremos, principalmente, a respiração que é grande auxiliar para liberação de tensões e o alongamento que permite ter um corpo mais flexível, tornando nosso  movimentos mais livres. Tudo acompanhado pela percepção consciente.

entrevista para o portal Negócio Feminino
poaciadanca
About poaciadanca
Respiração e Alongamento: Movimento Consciente